Postagens populares

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O amor, a compreensão e a tolerância como atributos espirituais

Toda interpretação do que é relativo ao espírito é incerta, pode parecer dúbia aos olhos daquele que não acredita, pois a grosseria da matéria limita o espírito e não nos permite enxergar a suavidade do astral e do espiritual, devo mencionar isso, pois durante muitos anos tive essa dúvida em meu coração. Somente por meio da busca por conhecimento e auto conhecimento hoje, eu posso afirmar com o coração leve, crer tudo o que a ciência moderna rejeita à respeito da espiritualismo e do misticismo que todas as religiões, crenças e dogmas possuem.
O amor é uma virtude amplamente conhecida da humanidade, todavia a profundidade do seu verdadeiro significado e amplitude são ignoradas pela maioria das pessoas. A concepção de amor do mundo moderno é limitada às pessoas próximas, aqueles com os quais nos relacionamos diretamente, como nossos familiares, amigos e companheiros, todavia eu sempre admirei o fogo contido na principal lição do grande mestre Jesus, quanto à dimensão verdadeira do amor, da importância do amor incondicional, de amar sem razões, sem proximidade ou ligação alguma, de amar mesmo aos que nos desejam e praticam o mal para nós mesmos ou à aqueles por quem temos afeto. Como quando o Cristo chora pelo sangue Romano derramado, sangue que o perseguia, oprimia o povo e o viria a crucificar.

Acredito todos os grandes avatares da humanidade, cada qual, com seus dogmas, sua linguagem tinha por objetivo transmitir uma única mensagem, um único dogma, uma única verdade, a de que o caminho para a ascensão do ser humano é o amor e a capacidade de amar uns aos outros e também todas as coisas que constituem o universo, pois tudo é manifestação de uma única e primordial vontade.

O verdadeiro amor é misterioso e difícil de ser praticado, pois significa que devemos vencer o orgulho, e inveja, a ira e todas as emoções que fazem do homem prisioneiro da matéria. Para amarmos incondicionalmente devemos vencer aos desejos e vontades e isso requer disciplina, conhecimento e uma grande força de vontade.

Amar incondicionalmente é se aproximar do Divino, é transpor à matéria e vencer a morte é se elevar acima do véu que separa os mundos é ser realmente ciente.

A compreensão e a tolerância são virtudes irmãs do amor, não se pode amar verdadeiramente sendo intolerante ou sem tentar compreender as minúcias do espírito e da emoção humana, o verdadeiro amor é tolerante e compreensivo, porque ele é ciente do razão maior de amar que é essencialmente amar, o verdadeiro amor não é egoísta, não se orgulha de seu amor e não se envaidece, portanto é puro e não se pode macular por chaga não se pode destruir.

Quando conseguimos alcançar esse nível de evolução adquirimos respeito por todas as formas de vida que existem na natureza e entramos em contato direto com o Divino pois tudo o que existe na natureza é uma manifestação do Divino.

A compreensão espiritual, na minha opinião, é virtude praticada muito pelos espíritos mais evoluídos livres da matéria que atuam como auxiliadores nos diversos planos, pois estando estes cientes que os espíritos encarnados não estão de posse do conhecimento e das virtudes maiores devem, ser persistentes em auxiliar no processo de evolução. Também dentre os homens a compreensão é virtude que promove à paz, todavia falta aos homens praticar a tolerância em propósito de compreender e construir uma coexistência pacífica entre os homens de diferentes religiões e diferentes nacionalidades.

Os diversos conflitos que assolam o mundo e que estão presentes na história da humanidade são em sua maioria conseqüência da intolerância de alguma natureza, seja física, religiosa, moral ou econômica, das desigualdades que o homem promove aos seus semelhantes, causando sofrimento e por conseqüência descontentamento e conflitos diversos.

De todos os valores e virtudes talvez a mais importante para a sobrevivência do amor é a tolerância. Em um mundo no qual pouco compreendemos dos mistérios do universo imenso que se abre perante nós, não podemos cometer o erro de nós apegarmos a verdades absolutas e incontestáveis, especialmente quando é notório que tudo nele está em constante movimento. Nada é estacionário, ainda que os movimentos sutis sejam aos nossos olhos mortais tão lentos que possamos ter a impressão de que não exista movimento.

A tolerância promove a união dos homens e a exaltação do arquétipo humano acima da matéria e suas armadilhas, todavia conforme já foi dito, para que possamos praticar essas virtudes, devemos primeiro nos libertar dos vícios mundanos e como forma de exercício para esse objetivo podemos através da caridade e da fraternidade. Nosso espírito se alimenta de força para lutar através da prática da caridade pois ela eleva o coração ao Divino, através da aquisição do conhecimento ele adquire sabedoria para seguir por entre os mistérios do desenvolvimento que cercam o espírito humano.

Todas as três virtudes são de extrema importância para o desabrochar do espírito humano em direção ao Divino, seja como for o nome, que pelo qual nos sentimentos confortáveis em dizer, é por meio da prática e da disciplina que podemos vagarosamente subir em direção a outros planos de evolução de tal maneira que teremos uma concepção totalmente diferente do universo e das coisas que acontecem nele. Da mesma maneira é possível se ver livre da dor e do sofrimento, por meio da compreensão completa do universo

Cleiton Moraes de Melo

Nenhum comentário: