Postagens populares

quinta-feira, 24 de março de 2011

A hipocrisia das vertentes do Cristianismo protestante e ortodoxo no Brasil

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia

É lamentável que tantas almas estejam sobre a orientação religiosa da grande maioria das "igrejas caça níquel" protestantes e ortodoxas no Brasil. É revoltante saber que em plena era da informação as pessoas, sintam-se confortáveis em ter alguém que os diga o que pensar e como agir com relação ao seu relacionamento com Deus. 1º Pecado = Preguiça

Minha singela opinião: Deus não é importante para ao ser humano enquanto sociedade. Deus é importante para o ser humano enquanto indivíduo.

Com o volume de informações disponível para as pessoas comuns, é absurdo o número de pessoas que se expremem em pequenos templos, para ouvirem a opinião de um único homem sobre Deus.

A experiência religiosa é única e pode ser vivida apenas em nível indivídual, não estou criticando o convívio social para se louvar ou instituição, associação igreja alguma e sim o comportamento das pessoas à submeterem à opinião de outrem, ao invés de buscarem dentro de seus próprios corações o contato e a proximidade com Deus.

E aonde fica mesmo à hipocrisia? Ah sim, claro, reside exclusivamente nos argumentos e dogmas de algumas instituições que simplesmente vão chocar-se com a natureza do ser humano e que são impostos e pregados sem nenhum pudor ou consciência e dissiminados como vírus em nossa sociedade, vírus, epidemias de hipocrisias que apenas alimentam os vermes do preconceito e da intolerância, cisalhando a sociedade em blocos governados pela ignorância coletiva.

Nenhum homem pode me dizer o que Deus espera de mim ou o que eu sou digno a esperar de Deus, exceto eu mesmo, nenhum homem que não esteja moralmente acima de mim, pode um homem conivente, em sua intimidade, com todos os pecados que condena, subir à um altar e pregar para um grupo sobre esses pecados? Sobre os castigos que aguardam os que não operam conforme manda a lei de Deus? Com que autoridade pode um homem que transgride tais leis me tutelar?

Pode uma instituição condenar prática alguma dentro da sociedade, quando no passado essa mesma instituição foi responsável por um grande genocídio?

Não eu não serei tutelado para o controle, eu fui, mas hoje não permito que a mente se estreite à conceitos arcaicos, faço minha própria lei, e erro como todos os meus irmãs e irmãos e não me coloco em melhor posição, mas posso expressar-me como toda a certeza que, toda a culpa de meus crimes é minha, porque sou um homem livre e escolho arcar com as consequências de minhas escolhas.

Desde a infância a sociedade e suas instituições nos moldam para o "correto", a família, a escola, as empresas, as igrejas, associações, sindicatos e outros, nos forçam a seguirmos, adotarmos, defendermos padrões de moral e convívio social em prol da sociedade. Mas na verdade o que toda essas instituições nos oferecem é apenas controle, inibem o desenvolvimento do pensamento criativo do ser humano, impondo padrões que ninguém questiona e que a grande maioria, segue, prega e obedece, cegamente, sem reflexão e muitas vezes em conhecer o propósito. O nome disse meus amigos e amigas é ignorância.

Igrejas, cobram dizímos e oferecem atenção e conforto aos corações de seus fiéis, ofertam absolvição e remissão, mas como eu posso intervir e oferecer algo que somente Deus pode conceder?

Mas vejo ao longe que o horizonte reluz como a luz da verdade!

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/892208-estudo-indica-que-religiao-pode-acabar-em-9-paises-ricos.shtml

Nenhum comentário: